Prémios

Prémio Científico IBM distingue doutorada do ISCTE-IUL

Caroline Conti, doutorada em Ciências e Tecnologias da Informação, vence 27.ª edição. Veja a entrevista.

29 de Junho de 2017

Publicado por
Portal Iscte

O Prémio Científico IBM referente ao ano de 2016 distinguiu um trabalho de investigação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - IUL), pela primeira vez na história do prémio. A vencedora da 27ª edição é Caroline Conti, de 31 anos, de nacionalidade brasileira, recentemente doutorada em Ciências e Tecnologias da Informação pela mesma universidade. 

Clique aqui para ver a entrevista da premiada.


"É uma honra muito grande receber este prémio e ter o nosso trabalho reconhecido neste grupo seleto de investigadores de prestígio internacional que foram premiados nestes últimos 27 anos", afirma Caroline Conti, vencedora deste ano. "É também de salientar a importância do prémio IBM como um incentivo para nós, jovens cientistas, continuarmos a desenvolver investigação de qualidade em Portugal."

Este trabalho aborda alguns dos desafios e requisitos essenciais para introduzir futuros serviços e aplicações baseados na tecnologia de campo de luz (ou light field) e desenvolve três soluções para a codificação eficiente do campo de luz, a fim de lidar eficientemente com a enorme quantidade de dados envolvidos nestes sistemas e suportar as novas funcionalidades mais poderosas de visualização e interação. Este mesmo trabalho contribui também para a discussão iniciada recentemente pelos organismos de normalização JPEG (Joint Photographic Experts Group) e MPEG (Moving Picture Experts Group), que através das iniciativas mundiais JPEG Pleno e MPEG-I visam especificar uma norma para a representação e codificação do conteúdo de campo de luz.

O Júri deste ano reconheceu este trabalho pela “sua qualidade, clareza de exposição e oportunidade tecnológica.” O Prémio será entregue à investigadora, que também está ligada ao Instituto de Telecomunicações, numa sessão solene a decorrer em setembro.

 ver mais detalhes